Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Semicolcheia

Passado, presente e futuro

Semicolcheia

Passado, presente e futuro

As fadistas Ana Moura, Dulce Pontes e Cuca Roseta são as representantes de Portugal na edição deste ano do download (5).jpgBadasom, um festival de fado e flamenco que decorrerá em Julho na raiana cidade de Badajoz (Espanha)

 

Segundo a organização, o festival, que vai decorrer de 09 a 11 de Julho, no Teatro López de Ayala, é promovido pela Consejería de Educación y Cultura do Governo da Extremadura, em colaboração com o Ayuntamiento de Badajoz.



"O Festival Badasom quer honrar, muito especialmente, as intérpretes actuais do flamenco e do fado, não só pela sua criatividade e qualidade mas também porque são as autênticas agentes da sua criação artística e cultural", pode ler-se num comunicado dos organizadores.


O programa conta com "uma representação das artistas actualmente mais importantes em Espanha" na área do flamenco, nomeadamente a Companhia Flamenca de Sara Baras e as cantoras Niña PastoriCelia Romero.

 

Estas artistas espanholas vão ser "acompanhadas por três das mais destacadas vozes" portuguesas do fado "que triunfam em Portugal e no mundo", referiu a organização.


O espectáculo de abertura, no dia 09 de Julho, vai juntar Ana Moura e a Companhia de Bailado de Sara Baras, enquanto, no dia seguinte, será a vez de subirem ao palco Dulce PontesCelia Romero.


O encerramento do Badasom terá em palco ,no dia 11, pela fadista Cuca Roseta e a cantora de flamenco Niña Pastori.


Segundo os promotores, o festival é "um momento único de união e de partilha das duas músicas mais representativas de Espanha e Portugal, o fado e o flamenco", ambas classificadas Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).


Segundo os promotores, o evento, nascido há sete anos, "é uma referência no que diz respeito à promoção e difusão da cultura portuguesa e espanhola através da música e da palavra".